Alunos da UNESP de Registro são premiados na Incubadora de Empresas ao apresentam projetos inovadores em Aquicultura e Bioeconomia

Alunos da UNESP de Registro são premiados na Incubadora de Empresas ao apresentam projetos inovadores em Aquicultura e Bioeconomia

Na última terça-feira (14/06) no “Aquário de Ideias”, Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e Científica da UNESP Registro, alunos de graduação em engenharia de pesca apresentaram projetos de inovação nas áreas de Aquicultura Sustentável e Bioeconomia. As propostas de agronegócios foram elaboradas utilizando ferramentas ágeis de projetos e materiais focadas em estimular e fomentar soluções para o mercado da Pesca e Aquicultura na região do Vale do Ribeira – SP. De 15 ideias iniciais, foram concebidas as startups: EducAqua, Alga-Nori, AquaVale, Aqua Green e Aquabetta. Os projetos foram avaliados por membros do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) que incluíam representantes do SEBRAE, SENAI, SESC, Prefeitura Municipal, Secretaria de Meio Ambiente, Instituto Federal, FATEC, ICT’s e empresas da Região.

Imagem Incubadora 01

 

Produzir alga nori longe do mar em uma fazenda utilizando energia limpa por meio de processos tecnológicos envolvendo a comunidade local numa abordagem de inovação social foi a proposta da startup Alga-Nori, vencedora do desafio de Projetos e Times Inovadores em 2022. Trazer uma solução mais sustentável que envolve a produção de bioprodutos utilizados pela culinária japonesa, tendo alto valor agregado e demanda de mercado foi o diferencial do projeto, comentou o Prof. Guilherme Wolff, coordenador do Programa.

 
A AquaGreen, segunda colocada, se destacou ao apresentar um protótipo de sistema circular para produção integrada de organismos aquáticos e vegetais utilizando energia fotovoltaica e recirculação de água considerando uso de tecnologias de baixo custo e escalonáveis, numa abordagem de economia circular, que poderá ser implementada em comunidades agrícolas familiares.
 

Imagem Incubadora 02

 

Esta iniciativa é realizada desde 2016 na UNESP Registro, uma proposta que segue a abordagem do aprendizado baseado em problemas (PBL) e metodologias ativas de ensino considerando os desafios dos objetivos sustentáveis da ONU. Assim, o Programa já concedeu mais de 60 ideias e pré-projetos, sendo que sete ideias tornaram startups e spin-offs que estão atuando no mercado. O programa é realizado na Incubadora de Empresas Aquário de Ideias em parceria com a UNESP Registro, Centro de Aquicultura da UNESP – CAUNESP, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Estado de São Paulo – SDE, Fundação para o Desenvolvimento da Unesp – Fundunesp e o CMCTI.

 

Matéria: Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e Científica da UNESP Registro/ Vale do Ribeira.