Credenciamento do Centro de Inovação avança

Credenciamento do Centro de Inovação avança

Unidade que funcionará na Unesp de Guaratinguetá terá como primeiro parceiro o Sebrae, responsável por desenvolver cursos e iniciativas na área de ciência, inovação e tecnologia

 

 

Ocorreu na última semana, em Guaratinguetá-SP, no Vale do Paraíba, mais um importante encontro para tratar sobre o credenciamento do Centro de Inovação da cidade na Rede Paulista de Centro de Inovação Tecnológica – RPCITec. O evento contou com a presença de representantes a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Prefeitura de Guaratinguetá, Unesp e Fundunesp, que fará a gestão administrativa e financeira da unidade.

Diretor presidente da Fundunesp, o professor Edson Capello destaca quais serão os próximos passos no projeto.

“O Centro de Inovação de Guaratinguetá está credenciado, ou seja, já faz parte dessa rede (RPCITec). Agora é importante avançarmos em algumas questões para tirar o projeto do papel, desde a definição do prédio, do espaço físico que ele ocupará na Unesp, até os projetos desenvolvidos inicialmente para atrair empresas e parcerias privadas”, afirma.

O Centro de Inovação, que funcionará dentro do câmpus da Unesp de Guaratinguetá e terá como primeiro parceiro o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), vai possibilitar o desenvolvimento de startups e estimular pesquisas de inovação tecnológica.

“Além de atender a demanda de estudantes, professores e pesquisadores, o Centro trará novas oportunidades de negócios, novas pesquisas e empregos. É um momento histórico para a região e nós da Fundunesp nos sentimos honrados por fazer parte dele”, completa o professor.

Além do diretor presidente da Fundunesp, estiveram no encontro da última semana o prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva, a Secretária Executiva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, Marina Bragante, o diretor da Unesp, professor Matelli, o deputado estadual Sérgio Victor (Novo), a Gerente Regional do Sebrae, Ariane Canellas, o diretor da Fatec, André Amarante, e o professor da Fatec, Sérgio Tenório, além de vereadores e secretários municipais de Guaratinguetá e outros parceiros.