FUNDUNESP marca presença na posse da nova direção da FESJ em São João da Boa Vista

FUNDUNESP marca presença na posse da nova direção da FESJ em São João da Boa Vista

Por Luiz Filipe Gonçalves | Publicado em 27 de fevereiro de 2026

Na tarde da última quinta-feira (26/02), foi realizada a cerimônia de posse da nova direção da Faculdade de Engenharia de São João (FESJ) da Unesp, Câmpus de São João da Boa Vista. O evento aconteceu no Teatro Municipal do município e reuniu autoridades acadêmicas, como a Magnífica Reitora da Unesp, Profa. Dra. Maysa Furlan, além de representantes institucionais.

Foram empossados para a gestão com mandato até 2030 o Prof. Dr. Juliano Antonio de Oliveira, como Diretor, e o Prof. Dr. Crystopher Cardoso de Brito, como Vice-Diretor.

A cerimônia contou ainda com a presença do Diretor-Presidente da FUNDUNESP, Prof. Dr. Mario de Oliveira Neto, que representou a Fundação.

Expansão e consolidação da unidade

O Câmpus de São João da Boa Vista foi criado em 8 de março de 2012, por deliberação do Conselho Universitário da Unesp, em um contexto de expansão do ensino superior público no Estado de São Paulo, principalmente nas áreas de engenharias. A iniciativa integrou o movimento de ampliação e interiorização das atividades da Universidade, como o foco na formação de profissionais em setores estratégicos para o desenvolvimento tecnológico e industrial.


FESJ 2

Inicialmente implantada como Câmpus Experimental, a unidade passou por processo de consolidação institucional ao longo dos anos. Em 2022, foi oficialmente transformado em Faculdade de Engenharia do Câmpus de São João da Boa Vista (FESJ), passando a contar com estrutura administrativa e acadêmica própria dentro da Unesp.

Oferta de cursos

Atualmente, na graduação, a FESJ oferece os cursos de Engenharia Aeronáutica e Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações.


FESJ 3

Na pós-graduação, a unidade integra o programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Interunidades (ICTS/FESJ), voltado a mestres, doutores e ao desenvolvimento de pesquisa na área.

Os Diretores

O Diretor, Prof. Dr. Juliano Antonio é Livre-Docente em Sistemas Dinâmicos pela Unesp. Doutor e mestre em Física pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG), realizou pós-doutorado em Sistemas Complexos e Dinâmica Não Linear no Instituto de Geociêncas e Exatas (IGCE), no Câmpus de Rio Claro. Graduado em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), desenvolve pesquisas nas áreas de Matemática e Física, com ênfase em sistemas dinâmicos e fenômenos não lineares. 

O Vice-Diretor, Prof. Dr. Crystopher Cardoso, é bacharel em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e metre e doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio doutoral na França. Realizou pós-doutorado na Espanha com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Além disso, atua nas áreas de Metalurgia Física e desenvolvimento de ligas metálicas, com foco em propriedades mecânicas e comportamento à corrosão.

Siga nossas redes sociais: @fundunesp 

Foto: Reprodução | Julio Torres