Por Luiz Filipe Gonçalves | Publicado em 21 de setembro de 2026
A integração entre academia, poder público e mercado esteve no centro do painel “Governança multistakeholder em ambientes de inovação: como equilibrar academia, governo e mercado”, realizado na sexta-feira (18/09), durante o Campinas Innovation Week 2026.
O evento, iniciado na última terça-feira (15/09), contou com a participação da FUNDUNESP, representada pelo Diretor Vice-Presidente, Prof. Dr. Darío Abel Palmieri. Na ocasião, ele também representou o Centro de Inovação Tecnológica de Assis (CIT Assis), do qual é coordenador. A atividade foi realizada no Green Stage e integrou a trilha “Negócios, Investimento e Varejo” da programação.
Darío Palmieri participou da discussão ao lado de Thyago Abraão, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Barretos e Vice-Presidente do Hub Comitiva da Inovação, e de Leandro Palmieri, CEO do Hub ONOVOLAB. A mediação foi conduzida por Morganna Tito, Assessora de Ambientes de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.
O painel abordou a importância de modelos de governança capazes de aproximar universidades, empresas, empreendedores e órgãos públicos. Essa articulação permite reunir diferentes conhecimentos, recursos e experiências para apoiar o desenvolvimento de projetos, tecnologias e novos negócios.
A discussão também destacou o papel do poder público no fomento à inovação e ao empreendedorismo, especialmente por meio de políticas, programas e iniciativas conectadas aos centros de pesquisa e aos demais atores que integram o ecossistema de inovação paulista.
A participação do Diretor Vice-Presidente levou ao debate a experiência da FUNDUNESP na atuação em projetos e ambientes voltados à ciência, à tecnologia, ao empreendedorismo e à inovação. A Fundação atua entre o conhecimento produzido nas universidades e as demandas da sociedade e do mercado, além de contribuir, por meio da gestão administrativa e financeira, para o desenvolvimento de iniciativas em diferentes regiões do Estado de São Paulo.
Realizado no Pátio Ferroviário de Campinas, o Campinas Innovation Week 2026 reuniu pesquisadores, estudantes, empreendedores, startups, investidores, empresas, instituições científicas e representantes do poder público.
Com o tema “O amanhã é nosso”, a terceira edição promoveu palestras, painéis, experiências tecnológicas, atividades de networking e encontros voltados à geração de negócios e parcerias. A programação foi organizada em cinco trilhas: Ecossistema, Ciências e Políticas Públicas, Negócios, Investimentos e Varejo, Impacto, Pessoas e Experiências, Conectividade e Conexões Globais.
Ao longo dos quatro dias de evento, foram discutidos temas como Inteligência Artificial (IA), tecnologias emergentes, sustentabilidade, internacionalização, investimentos, agricultura digital, cidades inteligentes e impacto socioambiental.
Segundo o Portal IG Campinas, a edição 2026 recebeu cerca de 23 mil participantes e contou com mais de 250 palestrantes e 200 empresas e startups. O encontro foi realizado pela Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, com execução da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic). De acordo com as informações obtidas pelo balanço divulgado ao final do evento, os conteúdos relacionados à programação também alcançaram mais de quatro milhões de pessoas nas redes sociais.
Foto: Reprodução | Instagram | @morgannatito
Foto: Reprodução | Rogério Capela | Prefeitura Municipal de Campinas
Siga nossas redes sociais: @fundunesp