Na manhã da última terça-feira (22/04), o Diretor-Presidente da FUNDUNESP, Prof. Dr. Mario de Oliveira Neto, e o Diretor Vice-Presidente, Prof. Dr. Darío Abel Palmieri, participaram do evento “O Desafio de Mensurar Impacto”, realizado no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. O Gerente de Planejamento e Projetos, Sidney Lopes, e o Assessor Técnico, Gustavo Rodrigues, acompanharam os Diretores Executivos.
Com o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Prof. Dr. Vahan Agopyan, como anfitrião, o encontro reuniu representantes do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI), que congrega 20 Centros de Inovação Tecnológica, 20 Incubadoras de Empresas, 13 Parques Tecnológicos e 14 membros associados, para discutir estratégias de mensuração de impacto, com foco em alavancar a posição do Estado e da cidade de São Paulo nos rankings internacionais de inovação.
A programação também contou com a apresentação de cases de sucesso e a exposição do Projeto Japi, voltado à consolidação e qualificação de dados dos ambientes de inovação.
Para o Prof. Dr. Mario de Oliveira, o debate promovido pelo evento reforça a importância das Fundações de Apoio no ecossistema de Inovação. “Participar de encontros como este é essencial para fortalecermos a atuação da FUNDUNESP dentro do ecossistema de inovação. A mensuração de impacto nos permite compreender, com mais precisão, o valor gerado pelos projetos e, assim, direcionar nossos esforços com mais estratégia e responsabilidade”, explicou.
Já o Prof. Dr. Darío Palmieri, destacou a relevância do encontro para o fortalecimento de políticas públicas voltadas à inovação no Estado. “Foi uma oportunidade valiosa para trocar experiências e conhecer iniciativas que estão contribuindo efetivamente para o avanço da ciência, tecnologia e inovação no Estado de São Paulo. A mensuração de impacto é um tema-chave para consolidarmos políticas públicas mais eficientes e sustentáveis”, disse.
A FUNDUNESP atua como Gestora Administrativa e Financeira de sete Centros de Inovação Tecnológica: Araçatuba, Assis, Bauru (CITeB), Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva e Rio Claro. Também é responsável pela administração financeira de duas Incubadoras de Empresas: Aquário de Ideias, de Registro, e a Saruê Incubadora, de Bauru, e mantém parcerias com três Parques Tecnológicos: Sorocaba, São José do Rio Preto e São José dos Campos.
A participação no “Desafio de Mensurar o Impacto” reafirma o compromisso da FUNDUNESP com a promoção da inovação e o fortalecimento de parcerias estratégicas em prol do desenvolvimento científico e tecnológico do Estado de São Paulo.
Siga nossas redes sociais: @fundunesp