Fundação negocia duas possibilidades de parceria com a instituição do Sistema S, que é referência em ensino rural
A Fundunesp recebeu o superintendente do Senar-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Dr. Mário Antonio de Moraes Biral, para estreitar laços de colaboração entre as duas entidades. A reunião ocorreu nesta terça-feira (29) e teve a participação do Diretor Vice-Presidente da Fundunesp, Prof. Dr. Max José de Araújo Faria Junior.
Atualmente, o Senar conta com mais de 800 instrutores e oferece cursos sobre mais de 400 temas, por intermédio de 205 sindicatos rurais patronais. Apesar do eixo principal dos cursos estar relacionado à otimização dos trabalhos e qualificação técnica para a agricultura e pecuária, há treinamentos, também, voltados para a saúde do agricultor, em um portfólio completo e diverso.
As entidades discutiram a possibilidade de treinamento dos instrutores dos cursos do Senar, a partir de uma parceria com a Unesp. Os treinamentos ocorreriam presencialmente e, também, na modalidade EaD (Ensino à Distância). Além disso, negociam a atualização dos materiais didático-pedagógicos, a partir da interveniência da Fundação, entre Senar e Unesp.
“Sabemos da força do agronegócio paulista e da importância do Senar neste cenário. Manter uma relação profícua entre a Unesp, Fundunesp e o Senar é contribuir para o fortalecimento de um agronegócio cada vez mais pujante e ecologicamente consciente. E isso tem relação direta com a qualificação e atualização técnica do produtor rural, que começa com importante trabalho dos instrutores do Senar que tanto contribuem para promover a eficiência do agro”, explicou Prof. Max que é Engenheiro Agrônomo de formação.
As negociações estão em fases preliminares, mas ambas as instituições estão confiantes no avanço do projeto e na qualidade desta parceria para alcançar melhores resultados no ponto de vista pedagógico.
Outra parceria possível entre as instituições está baseada em refinamento tecnológico. Atualmente, o Senar está desenvolvendo um levantamento de dados técnicos na área rural do Estado de São Paulo. A Fundunesp dispões de estrutura para tratar esses dados e aplicar, a partir de um trabalho de Business Intelligence (BI), um dashboard completo à instituição.
“Esse trabalho possibilitaria um tratamento adequado das informações, com estatísticas gerais e estratificação dos dados coletados, possibilitando insights e contribuindo para o estabelecimento de políticas para o setor pelo Senar e Faesp. Penso que uma parceria nesta área pode congregar as expertises da Fundunesp e do Senar”, reforçou o Diretor Vice-Presidente.
Estavam presentes
Além do Diretor Vice-Presidente da Fundunesp, Prof. Dr. Max Faria e do Superintendente do Senar, Dr. Antônio Biral, participaram, também, da reunião o Assessor Técnico da Presidência da Fundunesp, Gustavo Rodrigues; o Gerente de Planejamento e Projetos da Fundunesp, Sidney Lopes; o coordenador de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fundunesp, André Ferreira; e o Assessor Jurídico da Faesp, Dr. Marco Antônio Ayub Junior.
Novas rodadas de discussão serão agendadas para garantir que o projeto seja de fato implementado, no melhor modelo possível para a comunidade. Essa foi a segunda reunião entre as instituições. Na primeira ocasião, o Prof. Dr. Max Faria Junior esteve na Faesp, quando as primeiras propostas de parceria começaram a surgir.