Lançamento do Livro Manual de Operação e Manutenção de Poços Tubulares Profundos

Lançamento do Livro Manual de Operação e Manutenção de Poços Tubulares Profundos

FUNDUNESP, MDGEO e FEBRAGEO lançam manual com boas práticas para operação e manutenção de poços tubulares profundos. Livro terá lançamento online no dia 16/05, às 18h30, pelo canal do youtube da FEBRAGEO. Com o objetivo de contribuir para a capacitação de profissionais, estudantes e pesquisadores que atuam na área de água subterrânea, o manual aborda a avaliação, operação e manutenção de poços tubulares profundos - seus equipamentos acessórios e instrumentos de monitoramento das águas subterrâneas.

A obra estabelece um referencial homogêneo e atualizado e se apresenta como uma importante referência bibliográfica técnico-científica, abrangendo assuntos ligados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para o uso dos recursos hídricos subterrâneos.

“Gerar e compartilhar conhecimentos é um valor da MDGEO, por isso aceitamos com muito entusiasmo o convite da FEBRAGEO para publicação de um livro. Neste primeiro momento, escolhemos o tema "Perfuração de Poços",  pois em 2022 o tema escolhido pela OMS foi Água Subterrânea: tornando o invisível, visível e qual uma das maneiras de isso ocorrer: Poços Tubulares”, reforça Mauricio Bertachini, hidrogeólogo, diretor operacional da MDGEO e um dos autores do livro.

A obra abrange desde sistemas simples com um único poço tubular até mais complexos como o rebaixamento do nível da água de grandes cavas de mineração. “Esse livro apresenta uma abordagem inovadora e introduz o conceito de boas práticas na Operação e Manutenção de Poços tubulares. Apesar de tratar de um tema pouco conhecido e até mesmo restrito nas áreas técnicas, a sua publicação deverá contribuir para que tenha um maior alcance e que possa contribuir para o avanço tecnológico e para o uso racional da água subterrânea”, reforça o geólogo e um dos autores do livro, Júlio Perroni.

Para Antônio Carlos Bertachini, diretor fundador da MDGEO, o livro traz conhecimentos adquiridos em décadas de estudo para as futuras gerações de profissionais. “ Júlio Cesar Perroni e eu iniciamos juntos nossa carreira como hidrogeólogos no DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Gov. de SP), em 1976.  Esse livro foi uma continuidade dos trabalhos iniciados pelos colegas de DAEE: Gerôncio Rocha e Domingos Ferrer. Saindo do âmbito do Saneamento Básico e da pesquisa hidrogeológica regional e adentrando nas necessidades do desaguamento na mineração, reforça Bertachini.

A publicação apresenta conceitos e conhecimentos técnico-científicos das águas subterrâneas e de poços tubulares profundos, fundamentais para o abastecimento de cidades, comunidades, indústrias e obras de infraestrutura, contribuindo para sustentabilidade de empreendimentos e do planejamento territorial. Apresenta os conceitos de forma objetiva e direta, com muitas imagens, gráficos e tabelas.

"A FEBRAGEO tem atuado em parceria com empresa e outras entidades para realizar uma série de ações que possibilitaram, nos últimos 3 anos, o lançamento de 14 livros, mais de 100 eventos presenciais, virtuais e híbridos, produção de 15 vídeos de divulgação de atividades profissionais, entre outras ações, em diferentes temas e direcionadas a públicos diversos, desde profissionais, estudantes, professores, gestores e pesquisadores, além do público geral. O lançamento do livro Manual de Operação e Manutenção de Poços Tubulares Profundos" é mais uma destas ações e agradecemos imensamente nossos parceiros (MDGEO e FUNDUNESP) e patrocinadores (CONFEA/CREA, UNIPER e HIDROCON). Até o final do ano, outros 6 livros serão lançados e 5 eventos híbridos serão realizados. Então convidamos a todas(os) a participarem e acompanharem nossas atividades no site e redes sociais da FEBRAGEO", pontuou o presidente da FEBRAGEO, Fábio Reis.

Participem e compartilhem com suas amigas e amigos.

 

Patrocinadores

O livro contou com o patrocínio do Confea, Uniper e Hidrocon, além do apoio institucional dos parceiros da FEBRAGEO.

 

Live de lançamento do “Manual de Operação e Manutenção de poços tubulares profundos” Data: 16/05 Horário: 18h30 Transmissão online pelo youtube da FEBRAGEO.

Link: https://youtu.be/Zs0UEtLin1E