Maestro Fernando Ortiz e João Carlos Martins encantam em apresentação da Bachiana Filarmônica SESI-SP

Maestro Fernando Ortiz e João Carlos Martins encantam em apresentação da Bachiana Filarmônica SESI-SP

Por Luiz Filipe Gonçalves | Publicado em 27 de agosto de 2025

Recentemente, o Diretor-Presidente da FUNDUNESPProf. Dr. Mario de Oliveira Neto, esteve no Centro Cultural FIESP para prestigiar a apresentação da Bachiana Filarmônica SESI-SP, regida pelo maestro Fernando Ortiz de Villate, maestro titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Barretosda Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu e coordenador geral e pedagógico das Orquestras de Biociências de Botucatu / UNESP. O regente dividiu o palco com o renomado maestro João Carlos Martins, durante o projeto Sinfonia na Paulista, em São Paulo.

O encontro, que reuniu gerações de músicos, demonstrou a força da tradição orquestral brasileira e a qualidade da música botucatuense, encantando o público presente.

O concerto também evidenciou os esforços de Botucatu em consolidar a música clássica e a cultura na cidade. Esses avanços se refletem em projetos sociais que utilizam a música como instrumento de transformação e inclusão. Entre eles, destaca-se a Orquestra Filarmônica do Instituto de Biociências (OFIBB) de Botucatu, iniciativa que integra formação acadêmica, pesquisa e experiências culturais, oferecendo aos estudantes, e à comunidade, a oportunidade de vivenciar a música de forma prática, profissional e socialmente engajada.

Diretor-Presidente da FUNDUNESP tem participação ativa no cenário cultural de Botucatu e região, buscando apoiar e acompanhar projetos que promovam a arte e a identidade cultural da cidade. Para ele, iniciativas como essa têm capacidade de chegar a todo o Estado de São Paulo, estimulando jovens, estudantes e a comunidade a se engajarem na música clássica e nas demais expressões artísticas.

O maestro Fernando Ortiz destacou a importância da música na vida dos jovens:

“O foco não é formar músicos, mas, sim, cidadãos. Atualmente estou como coordenador geral do projeto das orquestras do IB, e a sensibilidade do Instituto em criar dois elencos sinfônicos é admirável: uma orquestra de viola e violão, onde o violão pode estar em diversos lugares, e os violeiros preservam a tradição das músicas regionais; e a orquestra sinfônica, composta por voluntários dos cursos de veterinária e medicina, que buscam na música um momento de relaxamento”, disse.

Fernando Ortiz de Villate é natural de Lima, no Peru, e começou a estudar música aos 6 anos de idade, passando por países como VenezuelaChile. Em sua formação, contou com grandes professores que contribuíram para seu crescimento na música clássica.

Durante sua trajetória artística, Villate regeu importantes palcos no PeruChileBolíviaMéxicoParaguai e nos Estados Unidos, no Teatro Municipal de Virginia e o Teatro da OEA (Organização dos Estados Americanos). Em terras brasileiras, já atuou no Auditório Claudio Santoro de Campos do JordãoSala São PauloTeatro Dom Pedro I, entre outros, e teve sob sua batuta renomados solistas nacionais e internacionais, incluindo: Emmanuele BaldiniAlessandro BorgomaneroKarin FernandesLars HoefsOlga KopylovaToninho CarrasqueiraRansom Wilson (Juilliard School)Carmelo de los Santos (EUA)Sergio Burgani (OSESP).

Assista à apresentação completa no canal oficial do SESI no YouTube: https://www.youtube.com/live/rSPBc_IZQKU?si=X7Fb7tDSfoRWmAQP

Siga nossas redes sociais: @fundunesp