Polícia Penal de SP inicia pós-graduação em Direitos Humanos com gestão da FUNDUNESP

Polícia Penal de SP inicia pós-graduação em Direitos Humanos com gestão da FUNDUNESP

Por Luiz Filipe Gonçalves | Publicado em 02 de fevereiro de 2026

A Polícia Penal do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), realizou, na última quinta-feira (29/01), a aula inaugural do curso de pós-graduação “Direitos Humanos e sua Aplicação na Polícia Penal”.


SAP 2

A FUNDUNESP, entidade gestora do curso, esteve representada na mesa de abertura pelo Diretor-Presidente, Prof. Dr. Mario de Oliveira Neto, que participou do evento ao lado da Coordenadora da Coordenadoria de Ensino, Cultura e Pesquisa da Polícia Penal, Gisele Angelica Silveira Rodrigues; do Diretor-Geral da Polícia Penal do Estado de São Paulo, Rodrigo Santos Andrade; do Secretário da SAP, Cel. Marcello Streifinger; e do Coordenador do Curso, Prof. Dr. José Carlos de Oliveira, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Unesp – Câmpus de Franca.

Além disso, prestigiaram o evento o Diretor Vice-Presidente da FUNDUNESP, Prof. Dr. Darío Abel Palmieri, o Gerente de Planejamento e Projetos, Sidney Lopes, e a colaboradora da Coordenadoria de Convênios e Projetos (CCP), Jaine dos Santos.


SAP 3

O evento, realizado na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, contou com falas institucionais dos integrantes da mesa de abertura. Em sua participação, o Prof. Dr. Mario de Oliveira destacou o compromisso da FUNDUNESP com a gestão qualificada de cursos e projetos educacionais, bem como o fortalecimento de parcerias estratégicas voltadas à formação e à inovação no setor público.

Encerrando a programação, o evento contou ainda com a Aula Magna ministrada pelo Prof. Dr. Murilo Gaspardo, Vice-Diretor da FCHS, que abordou reflexões sobre os direitos humanos e sua aplicação no contexto da atuação da Polícia Penal, ressaltando a importância da formação acadêmica na promoção de práticas institucionais alinhadas aos princípios democráticos e aos direitos fundamentais.

Siga nossas redes sociais: @fundunesp