Raízes da FUNDUNESP: Conheça a história de Maria Simone Vasconcelos (in memoriam)

Raízes da FUNDUNESP: Conheça a história de Maria Simone Vasconcelos (in memoriam)

Há pessoas que, mesmo depois de partirem, seguem presentes na história de uma instituição, seja pela dedicação, pelo afeto que deixaram e pelo impacto do trabalho que realizaram. Maria Simone Silva Vasconcelos é uma dessas pessoas.

Nascida em 14 de janeiro de 1974, em São Paulo, Maria Simone chegou à FUNDUNESP em 2010, indicada pelo gerente administrativo e financeiro, Joel Santana, para atuar no convênio entre a UNESP e a Secretaria de Estado da Educação, no Programa Rede São Paulo de Formação Docente - Redefor. Três anos depois, após o término do convênio, ela passou a integrar oficialmente o quadro de funcionários da Fundação. Sua trajetória começou como Assistente Financeiro e, em janeiro de 2017, assumiu a liderança da Unidade Financeira. Maria foi uma das responsáveis pela implantação do sistema ERP (Sênior), colaborando ativamente para modernizar e dar mais fluidez à rotina financeira.


Funcionários FUNDUNESP

Discreta, íntegra e detalhista, Maria Simone era daquelas pessoas que não precisavam dizer muito, pois seu trabalho falava por ela. Segundo Joel Santana, Maria era perfeccionista e estava sempre em busca de conhecimento, interessada em tudo que dizia respeito à FUNDUNESP. “Ela era reservada, mas extremamente comprometida. Sabia o que fazia, e fazia com perfeição”, relembra.

A conexão entre ela e a amiga Joelma Santana guarda uma história curiosa: muitos anos antes de se encontrarem na FUNDUNESP, os pais de ambas já se conheciam. O pai da Joelma havia comprado a casa do pai de Maria Simone, em Santo Estêvão, localizada na região do Vale do Paraguaçu, na Bahia. Os irmãos de Joelma e Maria também chegaram a trabalhar juntos em uma rede de fast food. Mas foi apenas tempos depois, na FUNDUNESP, que as amigas descobriram esse laço antigo.

“Sinto falta dela todos os dias, especialmente nos momentos de trabalho [...] Ela era uma mulher sinônimo de força, referência de superação, amorosa e por acreditar na vida”, conta Joelma, emocionada.


Joelma, Maria, Roberta e Marina

Roberta Oliveira, que trabalhou com Maria Simone na Unidade de Financeiro, destaca o quanto a convivência ultrapassou os limites do profissional. “Ela era uma mulher fantástica, forte, guerreira e uma amiga de verdade”, diz. A amizade que construíram ao longo dos anos foi um presente que cresceu com a parceria no trabalho.

Em reconhecimento à sua história e força, Maria Simone foi homenageada durante a festa de 35 anos da FUNDUNESP, em 2022, recebendo um buquê de flores dos diretores executivos na época, Prof. Dr. Edson Capello e Prof. Dr. Max José de Araújo Faria Junior, em nome de todos os funcionários da Fundação. 


Homenagem

Maria Simone faleceu em março de 2023, vítima de um câncer. Sua trajetória permanece viva na memória das pessoas que conviveram com ela e no legado que deixou na FUNDUNESP.

Siga nossas redes sociais: @fundunesp