Por Luiz Filipe Gonçalves | Publicado em 18 de junho de 2025
A UNESP alcançou um feito histórico ao conquistar a primeira colocação mundial no ranking da Times Higher Education (THE) 2025, no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 9 da ONU, que avalia o impacto das universidades em Indústria, Inovação e Infraestrutura. A instituição de ensino superior compartilha o topo do ranking com outras 12 universidades globais, consolidando-se como referência internacional em inovação acadêmica e tecnológica.
Esse reconhecimento é resultado de um trabalho contínuo e estratégico que envolve toda a comunidade universitária, com destaque para a atuação da FUNDUNESP. Como entidade gestora de recursos públicos e privados voltados ao fomento da pesquisa, inovação e extensão, a Fundação tem desempenhado um importante papel na estruturação do ecossistema de inovação da universidade.
Por meio da gestão eficiente de projetos, da captação de recursos e do apoio à criação de ambientes de inovação, como laboratórios, incubadorasde empresas e centros de inovação tecnológica, a FUNDUNESP contribui diretamente para que a UNESP transforme conhecimento em soluções concretas para a sociedade. Essa sinergia entre Universidade e Fundação fortalece a capacidade da instituição de responder aos desafios contemporâneos com criatividade, responsabilidade social e excelência científica.
Para o Diretor Vice-Presidente da FUNDUNESP, Prof. Dr. Darío Abel Palmieri, o reconhecimento destaca o papel estratégico da UNESP e FUNDUNESP na inovação e nas parcerias institucionais. “A conquista da UNESP no topo do ranking da Times Higher Education é um reflexo do trabalho coletivo e planejado da Universidade em prol da inovação. Para a FUNDUNESP, é uma honra fazer parte dessa trajetória, atuando na gestão administrativa e financeira de projetos que transformam conhecimento em soluções reais para a sociedade. Esse reconhecimento internacional reforça nosso compromisso com o desenvolvimento científico e tecnológico sustentável, alinhado às demandas do presente e do futuro”, disse.
Estar no topo do Times Higher Education vai muito além de um reconhecimento internacional, ela é um estímulo à continuidade de políticas institucionais voltadas à inovação sustentável, impactando diretamente no desenvolvimento regional e nacional. A FUNDUNESP, neste contexto, reafirma que está alinhada à missão da UNESP de ser uma universidade pública, gratuita, inclusiva e inovadora.
Siga nossas redes sociais: @fundunesp