Vice-Presidente da Fundunesp participa do 'XI GEO Políticas: Pesquisa e Desenvolvimento nos Setores de Petróleo e Geodiversidade'

Vice-Presidente da Fundunesp participa do 'XI GEO Políticas: Pesquisa e Desenvolvimento nos Setores de Petróleo e Geodiversidade'

Nesta segunda-feira (16/10), o Vice-Presidente da Fundunesp, Prof. Dr. Max José de Araújo Faria Junior, esteve presente na mesa de abertura do evento “XI GEO Políticas: Pesquisa e Desenvolvimento nos Setores de Petróleo e Geodiversidade”.

O evento organizado pela Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO), além de contar a participação do Prof. Dr. Max José de Araújo Faria Junior, teve também o Prof. Dr. Edson Leonel, Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Unesp, Câmpus de Rio Claro, do Diretor do Instituto de Biociências da Unesp em Rio Claro, Prof. Dr. Adalgiso Coscrato Cardozo, do Geólogo Waldir Duarte Costa Filho, que atua como Diretor de Tecnologia da Mútua Nacional, do Geólogo Fernando Augusto Saraiva, Diretor de Valorização Profissional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA – SP). Além disso, esteve Mariana Sanches Carone, Presidente do Centro Acadêmico da Geologia (CAGEO) da Unesp de Rio Claro, o Prof. Dr. Sérgio Roberto Nobre, que estava representando o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Prof. Dr. Vahan Agopyan. Completando a mesa, participou o Prof. Dr. Fábio Augusto Gomes Vieira Reis, Diretor da FEBRAGEO e principal organizador do encontro.

A conferência XI GEO Políticas: Pesquisa e Desenvolvimento nos Setores de Petróleo e Geodiversidade teve o Prof. Dr. José Alexandre de Jesus Perinotto, Coordenador do Comitê Científico do Projeto Geoparque Corumbataí, como um dos palestrantes.

Em sua fala, o Prof. Dr. Max José de Araújo Faria Junior destacou histórico de parceria entre a Fundunesp e os Câmpus da Unesp de Rio Claro, e explicou o papel da fundação como Gestora Administrativa e Financeira dos projetos que envolvem a Unesp. Além disso, ele reforçou sobre o Projeto Geoparque Corumbataí, que é uma proposta onde todos estão empenhados para garantir o êxito final.

A proposta deste evento é promover uma maior integração entre os administradores municipais, as secretarias estaduais, as universidades e todos os parceiros, visando a implementação de ações que respaldem a candidatura do Projeto Geoparque Corumbataí ao Ministério de Relações Exteriores e à UNESCO. Este projeto representa o primeiro aspirante a geoparque no estado de São Paulo, com potencial para ingressar na Rede Mundial de Geoparques. Além de conferir visibilidade internacional a toda região, a iniciativa dispõe fomentar o desenvolvimento sustentável do Geoturismo na área, promovendo o crescimento e o reconhecimento global do território.

A mesa abertura foi transmitida ao vivo no canal oficial da FEBRAGEO no YouTube, diretamente do auditório do IGCE, e seguirá até a próxima quarta-feira (18/10).

A Fundunesp agradece o convite e reconhece que este projeto na região não valoriza apenas seu patrimônio, mas também ajuda na contribuição do desenvolvimento sustentável, a conservação ambiental, e o enriquecimento cultural.